VALE DO SÃO FRANCISCO INVESTE NO DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA

22/08/2010 15:14

 

A proposta é promover um evento que possa entrar para o calendário de grandes projetos para a região. Para isso, os agentes envolvidos na produção animal resolveram criar a Feira de Negócios da Pecuária e da Caprinovinocultura do Vale do São Francisco. O evento, que acontece até este domingo, dia 22 de agosto, no campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), deve movimentar mais de um 1 milhão de reais entre leilões e feiras de negócios. 

A criação pecuária, em especial a caprinovinocultura, é uma das soluções apontadas por pesquisadores para o semiárido brasileiro. Por isso, a feira inclui na sua programação espaço para o debate entre produtores e especialistas acerca de métodos para planejar melhor o manejo e o comércio do rebanho, a exemplo da VI Semana da Produção Animal do Vale do São Francisco. 

A realização da Fencapri teve forte apoio da Embrapa Semiárido. De acordo com Elias Reis, Analista da Área de Comunicação e Negócios da Empresa, a Embrapa foi convidada a participar por dois objetivos. “O primeiro, pela experiência que possui na organização de eventos de grande porte como o Semiárido Show, por exemplo. E segundo, pela contribuição que os conhecimentos gerados por seus pesquisadores à inovação técnica e gerencial dos sistemas produtivos da região”, explica. 

Outro tema de debate durante a feira é a exportação da carne e da pele de caprino e ovinos do semiárido. O representante do Curtume Moderno, de Petrolina, Rafael Coelho, afirmou que é a região pode gerar mais divisas em negócios internacionais se melhorar a cadeia produtiva da caprinovinocultura.



Nordeste Rural