Seca afeta barragens do Riacho Pontal

22/09/2010 23:12

A ausência de chuva no sertão pernambucano já afeta vários afluentes do Rio São Francisco, como é o caso do Riacho Pontal que banha a área de sequeiro em Petrolina. Mesmo com a vazão de água liberada do canal de irrigação do Projeto Pontal (4.000.000 m³ de água entre janeiro e agosto deste ano), umas barragens apresentam nível de água preocupante e outras estão praticamente secas.

Segundo o agricultor Ileno Gomes de Alencar, morador da Volta da Carolina, a barragem Poço da Serra, que abastece a comunidade, está seca. “Nós que moramos na baixa do leito do Pontal temos passado grande necessidade com a falta de água”, atesta o agricultor. Contudo, Ileno lembra que nem todos os agricultores no entorno do Pontal enfrentam o mesmo drama. “Muitos que moram no bojo da barragem [Amargosa, onde tem água] ficam se beneficiando, plantando de tudo”.     

A declaração em tom de lamento deve-se ao fato de que a água é usada, segundo Ileno, para irrigação de pomares em plena caatinga. “As pessoas que estão aproveitando lá no início deveriam ter mais consciência, não são apenas elas que precisam”, enfatiza o agricultor. “Nos anos anteriores eu tinha uma abóbora, um milho verde, não pra vender, mas para consumo e dos meus animais; hoje ficou difícil”, complementa.