Novo prefeito de Santa Maria e seu vice tomam posse em solenidade tranquila

02/05/2010 11:24

 


DSC02655

DSC02651

DSC02658

O clima tenso que prenunciou a posse do candidato a prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE) derrotado em 2008, Jetro Gomes (PSB), e do seu vice Humberto Mendes (PTB), ontem (29) à noite, acabou não se concretizando. Apesar do reforço da Polícia Militar, os dois assumiram seus cargos sem incidentes, numa solenidade que lotou a Câmara de Vereadores.

Mesclando palavras críticas e desabafos, Jetro e Humberto prometeram colocar o município de novo “nos trilhos do desenvolvimento”. Tiveram da maioria dos vereadores um crédito de confiança na administração, assim como a certeza de que serão cobrados no momento certo. Nos discursos que não passaram de cinco minutos, determinados pelo presidente da Casa, Naldo Nunes (DEM), o vereador Álvaro Roberto (PT) foi um dos que ressaltaram que Santa Maria terá outro rumo nas mãos de Jetro. O petista disse estar ao lado do novo prefeito, mas deixou claro que poderá ir contra ele se precisar defender os interesses dos boavistanos.

O tom áspero da posse foi dado pelo vice Humberto. Visivelmente emocionado, lembrou da eleição ganha pelo prefeito cassado Leandro Duarte (DEM), a qual chamou de “imoralidade”.

De acordo com a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) impetrada pela chapa derrotada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à época, o prefeito cassado teria praticado uma série de irregularidades durante a campanha – entre elas compra de votos, aumento de horas extras dos funcionários da prefeitura, distribuição de combustível e utilização indevida de veículos da administração municipal.

A justiça foi feita. Hoje foram empossados os verdadeiros vitoriosos”, disse Humberto. O vice também manteve-se otimista em relação ao TSE, que ainda analisa a liminar impetrada pela assessoria jurídica de Leandro para trazê-lo de volta à prefeitura. “A justiça não fará retornar um prefeito que só fez mal a Santa Maria”, completou, sendo muito aplaudido.

Último a falar, Jetro evitou tecer comentários sobre Leandro. Procurando manter um discurso propositivo, só mudou de foco para responder à vereadora Maria José da Silva Santos, a ‘Lia’ (PMDB), que o acusou de compra de votos na eleição passada. “A senhora tinha outro discurso quando o prefeito que saiu era oposição”, alfinetou.

O socialista enfatizou que trabalhará alinhado com o governador Eduardo Campos e o presidente Lula para garantir o desenvolvimento da cidade e pediu paciência aos vereadores e à população. “A meta de Jetro e Humberto é a do povo de Santa Maria da Boa Vista. Vamos transformar esta cidade. Santa Maria a partir de hoje vai viver outro tempo”, finalizou. Diversas lideranças políticas, entre prefeitos e vereadores da região, prestigiaram a solenidade. 

Por Antonio Carlos Miranda