O clima político-administrativo em Lagoa Grande (PE), sertão do São Francisco, promete ser um dos mais tensos da história do município nesta quarta-feira (25).
Tudo porque a Câmara de Vereadores decidiu antecipar para amanhã a eleição da Mesa Diretora (realizada geralmente na última sessão do semestre, ao fim do mandato do presidente da Casa).
Em entrevista ao programa Carlos Britto no Ar desta terça (24), o vereador da bancada governista, Abenilton Amaral (PSDB), declarou que a medida fere o Regimento Interno da Casa e a Lei Orgânica municipal.
Abenilton ainda tece críticas ao bloco de oposição, que segundo ele estaria por trás da artimanha. “É uma manobra ardilosa para eleger o candidato deles”, afirmou.
O vereador garantiu também que não houve emendas à Lei Orgânica que tornasse legal a eleição antecipada da Mesa Diretora – comandada atualmente pelo vereador Doutor de Iolanda (PSB).
Nos bastidores, porém, os comentários são de que a bancada governista não está falando a mesma língua, já que o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Josildo Souza, foi exonerado pela prefeita Rose Garziera (PMDB) com o intuito de voltar à Câmara e conquistar a presidência da Casa. Abenilton negou a especulação. “Vamos apresentar um nome dentro dos cinco que fazem parte do nosso grupo”, finalizou o vereador, que também já teria manifestado a disposição de ser o escolhido.