Discussão em PSF vira caso de polícia em Lagoa Grande

08/04/2010 14:40

A bancada de oposição na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande, sertão do São Francisco, emitiu uma moção de protesto, repudiando a atitude do médico dr.Ariacy (um dos diretores do hospital municipal) e a enfermeira Alexsandra. Ambos estão sendo acusados de maus tratos e atos de racismo contra uma idosa de 74 anos, dona Germana, e seu filho Gildenor.

Segundo os vereadores, os dois foram humilhados pelo médico e a enfermeira. Tudo aconteceu após a idosa procurar o posto do PSF 4, no povoado de Vermelhos, para exames de rotina. Ao levar o resultado ao setor de exames do hospital, ela foi informada para voltar ao posto e pedir ao médico que especificasse o exame.

Foi aí que tudo começou. Ansiosa pela demora no atendimento, a idosa ouviu da enfermeira Alexsandra que procurasse um hospital particular, se queria ser atendida com rapidez. O médico, ao ouvir a discussão das duas, saiu em defesa da enfermeira. O filho de dona Germana intercedeu e também foi agredido verbalmente pelos dois profissionais, que fizeram referências a sua opção sexual – segundo informações repassadas ao Blog.

A aposentada acabou tendo uma forte crise de depressão, sendo levada às pressas para Petrolina, onde foi atendida no Hospital de Urgências e Traumas (HUT). O caso foi parar na Delegacia de Polícia, após ser dado queixa na Delegacia de Polícia.

Os vereadores descobriram que este não é um caso isolado e acionaram o setor jurídico da Câmara para acompanhar o caso de perto. A indignação da bancada oposicionista é ainda maior porque o secretário municipal de Saúde, Vanelson Santana, teve todos os projetos de saúde aprovados pela Casa, inclusive o que deu um substancial aumento nos salários e plantões desses mesmos médicos. O Blog reserva o direito ao dr.Ariacy e a enfermeira Alexandra, citados na matéria, de prestarem seus esclarecimentos.