Jornalista juazeirense lança livro sobre vaqueiros

17/06/2010 07:34

 

Cartaz livro de Vinicius GonçalvesA poesia, o aboio, o sertão cantado e recitado nas estrofes de cordel, em um cenário que faz lembrar a existência de homens pouco valorizados pela história tradicional. Esses elementos farão parte do evento de lançamento do livro “Homens da Alma de Couro”, escrito pelo jornalista Vinicius Gonçalves.

O livro-reportagem, que será lançado na próxima sexta-feira (18), a partir das 19h30, no espaço Canto de Tudo no DCH III/Uneb, valoriza uma tradição bastante comum no sertão juazeirense - os vaqueiros, homens que ao se protegerem com roupas e acessórios de couro, enfrentam a caatinga para cuidar do gado.

Dedicado às ‘almas’ dos vaqueiros das caatingas, a obra conta com prefácio escrito pela jornalista e professora Andréa Cristiana, apresentação e seis capítulos distribuídos em 94 páginas. O pega do boi no mato, o aboio dos vaqueiros, as caatingas, os parques de vaquejada, os rituais de fé e religiosidade, a decadência da criação de gado e as transformações da vaqueirice, além das almas dos homens, constituem uma obra que expressa a história e cultura de um povo.

 

https://www.carlosbritto.com/jornalista-juazeirense-lanca-livro-sobre-vaqueiros/