Garis em Lagoa Grande não usam Equipamentos de Proteção Individual, critica morador

03/11/2010 18:47

Francisco Alves da Silva chama atenção, neste artigo enviou ao Blog de Carlos Brito (www.carlosbritto.com/), sobre a questão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que segundo ele não são utilizados no trabalho dos garis no município de Lagoa Grande (PE), sertão do São Francisco. Desde já o Blog deixa o espaço reservado à prefeitura municipal.

Confiram o que diz o leitor:

Sou um cidadão consciente daquilo que é direito meu e do meu próximo. Enquanto essa administração não começar a trabalhar de verdade, não irei deixar de postar os meus artigos e meus comentários em relação à péssima administração atual. E por outro lado, serei honesto ao ponto de elogiar quando acertar.

Britto, observando atentamente a equipe que trabalha na limpeza pública da cidade de Lagoa Grande, percebe-se um grave problema: “a equipe de limpeza trabalha sem nenhum EPI, ou seja, sem nenhum equipamento de proteção individual”. Isso é um absurdo, o Ministério do Trabalho tem que tomar conhecimento desse fato insalubre, pois como o próprio nome diz insalubre é algo não salubre, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral. Fica a pergunta: Será que atual administração estar preocupada com a saúde dos trabalhadores?

Se prefeitura não tem preocupação com esses profissionais, leia esse lembrete sobre o que é a profissão de gari e quem sabe a prefeitura não tome outra atitude.

O que é ser um gari?

O gari é o profissional responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. O gari trabalha com uma vassoura especial, cuidando da higiene e recolhendo os detritos que as cidades produzem diariamente e não tratam. Esse profissional é muito importante dentro da sociedade, pois é o gari quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes e permitindo a proliferação de bichos e doenças. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do ano de 2000, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil são produzidas 228.413 toneladas de lixo por dia, e dos 5.507 municípios brasileiros, 5.475 possuem serviço de limpeza urbana, mas apenas 451 tem coleta seletiva e 352 tem sistema de reciclagem.

 

Francisco Alves da Silva.