Deputada Terezinha Nunes requer Voto de Aplausos aos vaqueiros e ao povo de Jutaí

03/09/2010 23:54

A Deputada Terezinha Nunes que esteve participando da 50º Festa dos Vaqueiros de Jutaí que aconteceu no ultimo final de semana nos dias 27 e 28 requer Voto de Aplausos aos vaqueiros e ao povo de Jutaí.


Requerimento N° 5306/2010

 

Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais que seja enviado um Voto de Aplausos aos vaqueiros e ao povo de Jutaí, bem como à Associação dos Vaqueiros e à Prefeitura Municipal de Lagoa Grande pelos 50 anos de realização da Festa do Vaqueiro de Jutaí.

Da decisão desta Casa, e do inteiro teor desta proposição, dê-se conhecimento à Exma. prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, à Av. da Uva e do Vinho, s/n, Centro, Lagoa Grande/PE, CEP 56395-000; ao Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lagoa Grande, Sr. Francisco Evanilson Martins, à Av. Miguel Arraes de Alencar, s/n, Cristo Rei, Lagoa Grande/PE; a Ivanildo Andrade Santana, à Rua da Matriz,12, Jutaí, distrito de Lagoa Grande; ao presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutaí, Varocildo Ramos Coelho, e aos vaqueiros Joaquim Coelho de Alencar, Adolfo Gomes e Francisco Cipriano Coelho à Rua da Matriz, 229, distrito de Jutaí - Lagoa Grande; e ao padre José Guimarães, pároco de Rajadas, com endereço à Praça Dom Malan, 99, Centro, Petrolina/PE, CEP: 56.302-330.

 

Justificativa

 

A Festa do Vaqueiro de Jutaí, município de Lagoa Grande, completou este ano 50 anos de realização ininterrupta. Criada em 1960 pelos vaqueiros Joaquim Coelho de Alencar, Adolfo Gomes e Francisco Cipriano Coelho tornou-se, ao longo do tempo, o mais importante evento de sua área no Sertão do São Francisco, reunindo milhares de pessoas e mais de 200 vaqueiros.

Buscando seguir à risca a tradição, a festa não se deixou dominar pelos modismos que, muitas vezes, descaracterizam por completo eventos deste tipo. Continua a congregar os verdadeiros vaqueiros que correm atrás do gado na caatinga sertaneja, sem medo de enfrentar adversidades.

A missa deste ano, celebrada pelo padre Guimarães, filho de vaqueiros, cujos pais se casaram durante a primeira festa, há 50 anos, foi mais significativa do que a tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita, conservando a participação de aboiadores e a benção de cada instrumento usado pelo vaqueiro na caatinga.

Também este ano foi inaugurada uma estátua em tamanho natural de um vaqueiro montado em seu cavalo, na entrada de Jutaí, por iniciativa da prefeita Rose Garziera, conferindo ao local um monumento que virou uma verdadeira atração turística para o município. Ainda foi inaugurado o Parque do Vaqueiro, onde a festa se realiza sob o comando da Associação dos Vaqueiros de Jutaí.

Solicito aos senhores deputados a aprovação deste voto de aplausos aos vaqueiros e ao povo de Jutaí, bem como à Associação dos Vaqueiros e à Prefeitura Municipal de Lagoa Grande por continuarem, apesar de todas as dificuldades, a realizar um evento que honra as tradições pernambucanas e ressalta a bravura do vaqueiro sertanejo.

 

Sala das Reuniões, em 1 de setembro de 2010.

 

 

Terezinha Nunes

Deputada