Secretário otimista com previsão de chuvas para o próximo trimestre

03/11/2010 19:06

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Ranilson Ramos, esteve em Petrolina no último sábado para participar da carreata pró Dilma Rousseff (PT). Durante a visita, o secretário informou que há previsão de chuvas para o Sertão no próximo trimestre. Ramos divulgou a informação enquanto elencava as ações da Secretaria no combate a seca que atinge parte da população da zona rural.

De acordo com o secretário o governo do Estado tem realizado ações emergências para a atender as famílias que sofrem com a seca em Pernambuco. “A gente tem enfrentado isso com muito compromisso, muito foco, na tentativa de aliviar o sofrimento do homem e da mulher que vive no meio rural. Há seis meses que estamos com um conjunto de ações emergenciais. Infelizmente, a principal delas ainda é o carro-pipa, porque é a única forma do abastecimento de água para o consumo humano. Para o consumo animal a gente tem feito algumas ações, abrindo aguadas e cacimbas com retroescavadeiras, que dão uma condição de beber aos animais. Mas, tivemos uma boa notícia. O Lamepe (Laboratório de Meteorologia de Pernambuco) fez uma apresentação no meu gabinete para os próximos 90 dias, e a expectativa é que a gente possa ter um bom período de chuva”, informou.

A expectativa é que com a chegada do La Niña, que em geral provoca chuvas no Nordeste, os índices pluviométricos do Sertão pernambucano melhorem. “Portanto, podemos ter nos próximos 30 dias em torno de 150 milímetros de chuva para o Oeste pernambucano, e o Sertão de Salgueiro e do São Francisco”, confirmou. 

Gazzeta do São Francisco